Semana da Consciência Negra

Armazém de Idéias e Ações Comunitárias
Rua Barão do Bom Retiro, 920 - Engenho Novo - RJ/RJ
tel: (21) 2581-9918 cultural@aiacom.org.br
www.aiacom.org.br

 
_________________________________________________
 

Roberto Pereira
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (21) 2544-2866 Telefax: (21) 2517-3293
 
Colaboração: Psicóloga Sônia Pellegrini

Potência emergente, Brasil ainda tem miséria


O Brasil se transformou na última década em uma das potências emergentes do mundo. Apesar disso, ainda tem níveis de miséria similares a alguns países mais pobres da África. Mirandiba, uma pequena cidade do interior do estado de Pernambuco que tem pouco mais de 13 mil habitantes, se assemelha às nações mais pobres do continente africano por seu Índice de Desenvolvimento Humano. 

Sonho pré eleição

http://bonitopantanal.files.wordpress.com/2010/08/oscar-filho.jpg Hoje às 15h pego um avião para Porto Alegre afim de cobrir a votação da candidata à presidência pelo PT Dilma Rousseff para o CQC.

Isso deve estar mexendo com a minha cabeça mais do que eu imagino porque eu acabei de sonhar com a Dilma. Já adianto, não é uma pessoa muito agradável pra se sonhar. Não por nenhum motivo político, mas a Dilma não é um exemplo de beleza e nenhum sonho é nítido. Todos eles são distorcidos, assim como a Dilma na vida real.

O sonho foi, veja só, o Danilo Gentili oferecendo um churrasco para a Dilma na casa dele e ela, veja melhor, aceitou e foi!!!

Não lembro muito dos detalhes, mas foi mais ou menos o seguinte: No sonho eu dava conselhos pra ela enquanto ela, veja a bizarrice, virava umas carnes na grelha.

- Dilma, conversa mais com o CQC. Você ainda não foi fazer o CQTeste, por exemplo. Seria um prazer pro Cortez.

- Claro, eu quero muito ir, mas tenho medo de não ganhar. Sabe como é, época de eleição...


Aí eu passava tipo um sal grosso pra ela.

- Dilma, no domingo, se puder pára pra falar comigo. É muito difícil conseguir falar com você. Não sei se essa imagem inalcançável que você passa no CQC seja bom pros nossos expectadores.

- Ah, Oscarzinho, mas é que muitas vezes eu não te vejo porque você está lá embaixo.


Isso mesmo, a Dilma zuou minha estatura no MEU sonho. Isso me faz crer que tem algo muito errado no meu inconsciente. Então, Dilma Rousseff vira pra mãe do Danilo e grita:

- Guiomaaaaaaar, pega a salada de batatas pra colocar na mesa por favoooooor? A costela já vai saiiiiiir.

Eu juro que foi verdade! Desse jeito!!! E o Danilo pergunta pra mãe dele chegando:

- Mãe, o Lula não vai vir?

E ela, no ápice da consciência do meu inconsciente:

- Claro que não! Você acha que o Lula vai vir pra cá?

E o Danilo:

- Ué, por que não???

Claro, foi o que eu pensei também no sonho. Se a Dilma veio... Mas o Danilo completou:

- São Bernardo do Campo fica aqui do lado.

É o que eu lembro do sonho.

PS: Medo!

Leonardo Boff: Povo não aceita orientação de um Papa que ocultou pedofilia

Leonardo Boff: Povo não aceita orientação de um Papa que ocultou pedofilia

Com o título “O Papa e o aborto”, o teólogo e escritor Leonardo Boff faz críticas a Bento XVI em se tratando de orientações, em plena campanha eleitoral no Brasil, contra a descriminalização do aborto. Confira: 
É importante que na intervenção do Papa na política interna do Brasil acerca do tema do aborto, tenhamos presente este fato para não sermos vítimas de hipocrisia: nos catolicíssimos países como Portugal, Espanha, Bélgica, e na Itália dos Papas já se fez a descriminalização do aborto (Cada um pode entrar no Google e constatar isso). Todos os apelos dos Papas em contra, não modificou a opinião da população quando se fez um plebiscito. Ela viu bem: não se trata apenas do aspecto moral, a ser sempre considerado (somos contra o aborto), mas deve-se atender também a seu aspecto de saúde pública.
No Brasil a cada dois dias morre uma mulher por abortos mal feitos, como foi publicado recentemente em O Globo na primeira página. Diante de tal fato devemos chamar a polícia ou chamar médico? O espírito humanitário e a compaixão nos obriga a chamar o médico até para não sermos acusados de crime de omissão de socorro.
Curiosamente, a descriminalização do aborto nestes países fez com que o número de abortos diminuísse consideravelmente. O organismo da ONU que cuida das populações demonstrou há anos que, quando as mulheres são educadas e conscientizadas, elas regulam a maternidade e o número de abortos cai enormente. Portanto, o dever do Estado e da sociedade é educar e conscientizar e não simplesmente condenar as mulheres que, sob pressões de toda ordem, praticam o aborto. É impiedade impor sofrimento a quem já sofre.
Vale lembrar que o cânon 1398 condena com a excomunhão automática quem pratica o aborto e cria as condições para que seja feito. Ora, foi sob FHC e sendo ministro da Saúde, José Serra, que foi introduzido o aborto na legislação, nas duas condições previstas em lei: em caso de estupro ou de risco de morte da mãe. Se alguém é fundamentalista e aplica este cânon, tanto Serra quanto Fernando Henrique estariam excomungados. E Serra nem poderia ter comungado em Aparecida como ostensivamente o fez. Mas pessoalmente não o faria por achar esse cânon excessivamente rigoroso.
Mas Dom José Sobrinho, arcebispo do Recife o fez. Canonista e extremamente conservador, há dois anos atrás, quando se tratou de praticar aborto numa menina de 9 anos, engravidada pelo pai e que de forma nenhuma poderia dar a luz ao feto, por não ter os órgãos todos preparados, apelou para este canon 1398 e excomungou os medicos e todos os que participaram do ato. O Brasil ficou escandalizado por tanta insensibilidade e desumanidade. O Vaticano num artigo do Osservatore Romano criticou a atitude nada pastoral deste Arcebispo.
É bom que mantenhamos o espírito crítico face a esta inoportuna intervenção do Papa na política brasileira. Mas o povo mais consciente tem, neste momento, dificuldade em aceitar a autoridade moral de um Papa que durante anos ocultou o crime de pedofilia entre padres e bispos.
Como cristãos escutaremos a voz do Papa, mas neste caso, em que uma eleição está em jogo, devemos recordar que o Estado brasileiro é laico e pluralista. Tanto o Vaticano e o Governo devem respeitar os termos do tratado que foi firmado recentemente onde se respeitam as autonomias e se enfatiza a não intervenção na política interna do pais, seja na do Vaticano seja na do Brasil.
Um abraço bem fraterno.
Leonardo Boff é teólogo e escritor.
 (Carta Maior/Dica do Blog Gente de Mídia)

Audioteca Sal e Luz


A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
Para ter acesso ao acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ.
Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

V CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE



Prazo de inscrição de Cursos Pré-Congresso e Grupos Temáticos foi prorrogado até o dia 31/10
A Comissão Científica do V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas à Saúde prorrogou o recebimento de inscrições de Cursos Pré-Congresso e Grupos Temáticos até o dia 31 de outubro. O Congresso será realizado de 17 e 20 de abril de 2011, no Campus da Cidade Universitária da USP, e terá como tema central “O lugar das Ciências Sociais e Humanas no campo da Saúde Coletiva”. O evento pretende reunir pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde, incentivando o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. Realizado pela ABRASCO, o Congresso conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Veja a seguir todas as informações:
Grupos Temáticos
Os Grupos de Temáticos constituem o eixo central da programação científica do V Congresso. Esta metodologia, já adotada em outros congressos da área, pretende privilegiar o debate mais aprofundado em torno dos eixos centrais do congresso e favorecer o intercâmbio da produção científica contemporânea na área de ciências sociais e humanas saúde proveniente do conjunto de instituições de ensino e pesquisa existentes no país.
Instruções/esclarecimentos para submissão de propostas:
1) O GT contará com até três coordenadores, com título de doutor e experiência no campo das ciências sociais e humanas em saúde;
2) Os coordenadores (as) gerenciarão a recepção/avaliação de propostas de trabalhos submetidos no site do evento;
3) As propostas devem contemplar temas consolidados e/ou emergentes coerentes com os eixos centrais do congresso;
4) As propostas devem envolver, preferencialmente, mais de uma instituição e programa de pesquisa e apresentar um enfoque interdisciplinar;
5) Deve ser apresentado um termo de referência da proposta de GT: texto com até 300 palavras, contendo objetivos e justificativa. Para submeter proposta clique aqui.
6) As propostas devem buscar formas de auto-financiamento, sendo garantido as despesas com hospedagem e deslocamento dos (as) coordenadores (as);
7) Uma vez aprovados, os GTs devem constituir um corpo de revisores dos trabalhos a serem avaliados;
8) O número de sessões de cada modalidade foi definido segundo a sua adequação ao tempo e aos limites de espaço da sede do Congresso.
Cursos e Oficinas
Os Cursos e Oficinas constituem atividades de Pré-congresso que ocorrerão no dia 17 de abril de 2011 nas instalações da Faculdade de Saúde Pública. As propostas de curso devem estar articuladas aos eixos temáticos do congresso e serão avaliadas pela comissão científica. O número de cursos aprovados estará condicionado á avaliação de mérito e limites dos espaços disponíveis na sede do Congresso. A manutenção da proposta de curso dependerá ainda de um número mínimo de inscritos (a ser definido, oportunamente, pela comissão científica).
Quanto às oficinas, como já ocorre nos demais congressos da ABRASCO, destinam-se principalmente às Comissões e Grupos de Temáticos da Associação. Os proponentes devem indicar formas de financiamento. Eventualmente, o proponente pode indicar um local alternativo para realização da oficina proposta.
Para submeter sua proposta, clique aqui.
As inscrições para os cursos serão abertas após a definição dos mesmos.

Rua Diogo de Vasconcelos, 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21041-180 - Fone/FAX.: |21| 2560-8699 - 2560-8403 - Fone: 2598-2527/2528 - abrasco@ensp.fiocruz.br
ABRASCO - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Todos os direitos reservados - © Copyright 2006
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação

o "político-apresentador" Wagner Montes


Deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, reeleito com mais de 500 mil votos, recorde histórico na Assembleia Legislativa, e ainda líder de audiência em horário nobre da Record, Wagner Montes vive o ápice de sua carreira de "político-apresentador". Nesta entrevista exclusiva ao UOL Notícias, ele fala sobre a polêmica que envolve o personagem Fortunato, de "Tropa de Elite 2", que segundo o próprio, não é o espelho dele, além de projetos para os próximos quatro anos de mandato. Reportagem e edição: André Naddeo. Imagens: Sandro Favarato

Filme FlorDelis - Canal Brasil - 08 de novembro

http://cantinhodafer.files.wordpress.com/2009/11/flordelis.jpg

flordelis o filme - basta uma palavra para mudar

Não foi muito fácil escolher a forma de contar a história de Flordelis, mãe, ex moradora da Favela do Jacarezinho, mulher corajosa que entra nas comunidades, a louca que desafiou a justiça por amor aos filhos, a linda mulher que abriu mão da sua juventude e do seu futuro profissional para viver a missão de doar amor, ensinar amor e aprender com o amor.

Com um texto simples, num mix de depoimentos, cenas jornalísticas e um compromisso com belas imagens, o Filme FLORDELIS nos faz conhecer a história desta heroína contemporânea que nos faz pensar sobretudo no nosso país, nas condições dos menores de rua, nas leis que deveriam protegê-los e não protegem, na falta de oportunidade aos adolescentes envolvidos no tráfico, nesta desordem instaurada no dia a dia da grandes cidades.

Produtor Marco Antonío Ferraz

Desen



Seleção Brasileira - Flordelis ? Basta uma Palavra para Mudar

Canal Brasil - 08 de novembro - 22 horas